Onde colocar a cuba no banheiro?
julho 24, 2024Por que sua empresa deve priorizar a segurança de aplicativos
julho 24, 2024São inúmeros os benefícios da chlorella para a saúde humana, visto que o uso medicinal de algas é algo cultural em países como Japão, China e Coreia. A chlorella possui o maior nível de clorofila entre as microalgas, além de desempenhar um papel importante na dieta vegetariana, por ser rica em vitamina B12.
O consumo dessa microalga garante muitas vantagens para o organismo, mas é importante saber como consumi-la da maneira correta para aproveitar os seus benefícios de forma segura. Afinal, a chlorella é conhecida como um dos “alimentos funcionais” por suas propriedades.
O que é a chlorella?
A chlorella é uma microalga de água doce, muito consumida como suplemento alimentar. Ela é rica em fibras, aminoácidos e minerais, e devido às suas propriedades já foi utilizada até mesmo pela NASA, como suplemento alimentar para astronautas durante as viagens espaciais.
As microalgas como a chlorella possuem alto valor nutricional, e por isso podem ser consumidas em forma de cápsulas, pó, pastilhas e extratos. Por possuírem compostos fenólicos, elas auxiliam no tratamento de diversas doenças, como diabetes e problemas cardiovasculares.
Benefícios da chlorella para a saúde
Os benefícios da chlorella foram encontrados em estudos científicos, e estão relacionados principalmente ao seu potencial desintoxicante e a sua ação antioxidante. A chlorella é uma das microalgas capazes de eliminar substâncias como corantes, conservantes e metais pesados do organismo.
Sua ação antioxidante garante o combate aos radicais livres causadores de diversas doenças, por conta do envelhecimento precoce das células. Outros benefícios também podem ser observados: prevenção da anemia, redução da pressão arterial, proteção do fígado, entre outros.
Como a chlorella atua como um alimento funcional?
A chlorella é considerada um dos alimentos funcionais devido à alta concentração de nutrientes e compostos bioativos, que desempenham um papel importante na saúde humana. Não é novidade que as microalgas possuem grande quantidade de clorofila, um pigmento que também pode ser encontrado em vegetais e frutas.
A clorofila possui propriedades antioxidante, anti-inflamatória e anti-hipertensiva, que auxiliam principalmente na perda de peso e no combate à diabetes. Existem várias espécies de chlorella, mas as mais estudadas e utilizadas na alimentação humana são a Chlorella vulgaris e a Chlorella sorokiniana.
Quem deve evitar o consumo de chlorella?
O consumo de chlorella deve ser evitado por pessoas alérgicas a frutos do mar, crianças, mulheres grávidas ou que estão amamentando. Pessoas com problemas na tireoide devem buscar auxílio médico antes de iniciar o consumo, pois a chlorella contém iodo.
Essas precauções devem ser tomadas pois não há estudos científicos que comprovem a segurança do consumo da chlorella nesses casos. Em caso de dúvidas, não deixe de consultar um médico ou nutricionista.
Como consumir chlorella de forma segura?
A chlorella pode ser consumida em forma de suplementação em cápsulas ou incorporada em receitas no dia-a-dia. A sua forma em pó pode ser acrescentada em receitas de sorvetes, molhos, sucos naturais e até mesmo saladas. Vale usar a criatividade para experimentar diferentes receitas.
Para obter os benefícios da chlorella a suplementação recomendada é de 6 a 10g por dia, visto que o consumo excessivo pode causar diarreias, náuseas e vômitos. Suplementos de chlorella podem ser encontrados na Nature Center, combinados a spirulina para potencializar seus benefícios.
A chlorella é uma microalga com propriedades benéficas para o organismo, por possuir alta concentração de nutrientes e outras substâncias, como a clorofila. Agora que você já conhece as vantagens da chlorella para a saúde humana, não esqueça de conhecer os suplementos da Nature Center, nosso e-commerce especializado em suplementos de qualidade com boa procedência.