Como Ganhar Dinheiro com Carro: 10 Ideias para Motoristas
julho 23, 2024Onde colocar a cuba no banheiro?
julho 24, 2024Existem vários tipos de certificado digital, cada um voltado para atender uma determinada finalidade. Conhecer cada um deles permite identificar qual é a melhor opção para você ou para a sua empresa, afinal, a certificação é uma forma de comprovar a identidade de uma pessoa física ou jurídica no mundo virtual e é amplamente utilizada hoje em dia.
Não só isso, como também um certificado digital garante que aquela pessoa ou a empresa é quem ela realmente diz ser, desse modo, se torna mais seguro realizar transações online e assinar documentos em formatos digitais.
O que é o certificado digital?
O certificado digital é um documento para comprovar a identidade de uma pessoa, seja ela física ou jurídica, em um ambiente virtual. Com isso, o indivíduo pode se autenticar em aplicações, conectar de forma rápida e segura nos serviços do Governo, além de assinar documentos digitais com a mesma validade jurídica que uma assinatura em papel.
Existem diferentes tipos de certificado digital, onde um deles é o e-CNPJ A1, usado por empresas para fazer suas transações online e enviar documentos contábeis e fiscais para o Governo. Além disso, é possível também assinar contratos ou documentos digitais.
Para que serve?
Um certificado digital serve como uma chave que permite o acesso a áreas protegidas, como, por exemplo, sistemas de empresas, bancos, serviços do Governo como declaração e envio de imposto de renda. Além disso, esse documento confere para o titular a legalidade na sua assinatura em documentos e contratos online.
Quem precisa de certificado digital?
Pessoas físicas e jurídicas que necessitam ou desejam realizar transações pela internet de modo seguro e legalizado, precisam de um certificado digital. As empresas enquadradas no regime tributário de lucro real ou presumido são obrigadas a emitir notas fiscais, portanto, devem ter a certificação.
Para as empresas, além dessa obrigatoriedade por lei, é fundamental considerar os benefícios que um certificado digital promove ao negócio, como, a redução de custos, de burocracia e de fraudes.
Como fazer certificado digital?
Para fazer o certificado digital o interessado deve procurar uma autoridade certificadora (AC) que seja credenciada ao ITI, o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação. Verifique e separe os documentos solicitados e agende o atendimento, que, em alguns casos, pode ser realizado online.
A escolha entre os tipos de certificado digital vai depender da necessidade de cada indivíduo. Por meio de especialistas, a Valid Certificadora te ajuda a escolher a melhor opção para você e seu negócio.
Tipos de certificado digital
Os certificados digitais se dividem de acordo com sua finalidade. Os mais conhecidos e usados no mercado são: Tipo A, Tipo S ou Tipo T. Cada um desses tipos podem ser usados pelo modelo e-CPF para pessoa física ou e-CNPJ, para pessoa jurídica.
- Tipo A: certificado para assinatura digital. É o mais utilizado, pode ser aplicado para autenticar documentos e arquivos virtuais. O objetivo principal é conferir a identidade do assinante e garantir que a pessoa que está assinando é realmente quem deveria ser. Ele pode ser A1, A3 ou A4.
- Tipo S: certificado para atestar confidencialidade/sigilo. Esse modelo criptografa determinada transação ou documento, e somente pode ser acessado por meio de um certificado autorizado. Aqui, as opções são S1, S2 e S4.
- Tipo T: Esse certificado atesta em qual momento um documento digital teve a sua emissão, em outras palavras, informa a data e hora que um documento passou a existir. O objetivo é evitar fraudes.
Os certificados de modelo 1 (A1 ou S1) são emitidos e armazenados no computador da pessoa e possuem validade de 12 meses. Já o A3 ou S3 têm seus armazenamentos realizados em uma mídia física, a validade é de três a cinco anos. O A4 ou S4 é semelhante ao modelo 3, porém, aqui o par de chaves criptográficas possui tamanho mínimo de 2048 bits, enquanto no tipo A3 ou S3, essa quantidade é 1024 bits.
Existe certificado digital gratuito?
O certificado digital é um produto como qualquer outro oferecido no mercado, portanto, deve-se pagar um valor para obtê-lo. Não existe gratuidade para esse documento. As autoridades certificadoras (ACs) dispõem de preços diferentes conforme o modelo escolhido, até porque, existem custos para as ACs disponibilizarem e manterem as certificações dos seus clientes.
O que ocorre, em alguns casos, é uma venda casada, na qual empresas disponibilizam para seus clientes – em geral, pessoa jurídica – um período grátis para os mesmos desfrutarem de um certificado digital.
Algumas CDLs como a Câmera dos Lojistas, por exemplo, em parceria com certificadoras oferecem 1 ano de certificado digital gratuito, mas, para isso, a empresa deve ser associada à CDL e pagar em dia as suas mensalidades.
Algumas empresas que vendem sistemas de gestão e de emissão de notas fiscais, também oferecem para seus clientes pessoas jurídicas, um período de gratuidade de certificado digital, em troca que o empreendedor faça um plano de assinatura mensal ou anual dos serviços oferecidos.
Onde fazer certificado digital?
O certificado digital deve ser feito e emitido por meio de uma AC. A Valid Certificadora é reconhecida pelo ITI e presta esse serviço de certificação através da V/Cert, solução especializada da empresa na área de certificados. Os modelos e preços variam e podem ser conferidos no site.
São vários tipos de certificados digitais, como o e-cnpj a1, e-cpf a1, entre outras opções, tanto para pessoas físicas como jurídicas. Além disso, a Valid dispõe do serviço de renovação para seus clientes.
Para obter o melhor certificado digital para sua empresa ou para suas tarefas rotineiras, conte com a Valid Certificadora, uma empresa experiente que proporciona um serviço seguro e com muita qualidade.